sexta-feira, 21 de março de 2014

Prós e Contras: Tolkien




Hey gente. Vim com os Prós e Contras novamente e dessa vez bem acompanhada. Venho lhes apresentar Tolkien, um dos meus mais queridos autores favoritos. Bem, um resuminho básico da vida dele. Nasceu em  3 de janeiro de 1892 na África do Sul, foi professor universitário e filósofo britânico, além de escritor. Morreu em 2 de setembro de 1973 ficando conhecido pelas suas obras como "O hobbit" "O senhor dos Aneis" "O Silmarillion" etc.

Prós: Como já mencionei, ele é um dos meus escritores prediletos e, claro, com seus motivos. Sua escrita é bem complexa, por isso muita gente abandona o livro por não conseguir acompanhar o ritmo. Porém, eu gosto da sua linguagem, porque além de me fazer evoluir como leitora, eu entro mais na história pelo fato de ter que prestar mais atenção á cada palavrinha. Suas histórias, também são recheadas de aventura e surpresas, o que realmente é essencial para mim em um livro. Além de ter um mundo todo criado por ele, os seres que vivenciamos na leitura são tão incríveis que até na parte mais lenta é divertido.

Contras: Acho que não tenho muitos contras. Enfim, uma coisa que eu realmente me incomodo é o quanto detalhista ele é. Detalhes quando bem colocados são uma maravilha, mas ele descreve cada passo, cada flecha e espada no ar em guerras e lutas. Eu não curto muito isso, porque não consigo visualizar muito bem, porém para quem gosta de viajar mesmo, pode até ser uma boa. 
Outra coisa que eu não gosto muito é que seus livros não tem quase romance nenhum. Tipo, eu não gosto de romance exagerado, mas pelo que eu entendi dos livros, não há nenhum casal, e se tem, não tem cenas voltadas para eles. Isso não me incomoda tanto já que para mim romance não faz falta, mas as vezes um clima mais amor deixa o livro mais leve. Eu não estou criticando sua narrativa, porque eu entendo muito bem que o objetivo dele com seus livros não era mostrar romances na Terra-média e sim todas as lutas e conflitos que ocorreram durante os anos. Por isso entendo completamente sua falta de romance, então não ligo muito para isso.

Enfim, ficou um pouco grande, mas espero que vocês gostem e se nunca leram, leiam Tolkien, porque ele merece! Deixe aqui nos comentários o que vocês acharam da minha opinião e se já leram algum livro dele.

Beijos, bia 

21 comentários:

  1. Olá amore!

    Visitando o blog!! Super inteligente este espaço!!
    Ler é a coisa mais linda! Amo ler, este é um dom que poucos usufruem!!

    Visita o meu e seja bem vinda!

    Bjs,

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :)
      Obrigada pela visita e pelos elogios!
      Eu realmente sou viciada em livros, minha paixão!
      Concordo que as pessoas deveriam ler mais, é tão bom, haha.
      Beijos, bia

      Excluir
  2. Pretendo reler O Hobbit, acho incrível e muito bom <3 Tolkien é literatura obrigatória para amantes de livros haha! Abraços...Ela Escreveu ♣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hobbit é muito bom mesmo! Foi com ele que comecei Tolkien, e que agora virou um dos meus favoritos autores! Também acho, não é a toa que ele ainda é conhecido pelos seus livros :)
      Obrigada por comentar e visitar nosso cantinho
      Beijos, bia

      Excluir
  3. Gostei de saber mais sobre ele, ainda não li nada dele, mas gostei, procurarei ler, beijinhos Bia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz em saber que irá ler em breve por minha influência, haha.
      Beijos e obrigada pela visita :)
      bia

      Excluir
  4. Oi, td bom?

    Eu li O Hobbit, e demorei pra gostar. Da metade pro fim, aí a coisa pegou e eu queria saber o que ia acontecer mesmo. Eu comprei recentemente o box do Senhor dos Anéis e está na fila! haha

    Beijos
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nada dele (julgue-me!), não sou muito fã de narrativas extremamente descritivas e por isso me preocupa, esse é o mesmo motivo para que eu tenha receio de ler G. R. R. Martin.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te julgo não, só fui ler Tolkien ano passado e ainda resta tempo para você provar dele (sua vida inteira) haha. Enfim, também tenho um pouco de medo de G. R. R. Martin e também por conta do tamanho dos livros e do preço, mas a curiosidade é maior e com certeza irei ler algum dia :)
      Espero que nós duas leia os as crônicas de gelo e foco e se vicie e o mesmo aconteça contigo com Tolkien :)
      Obrigada pelo comentário, adorei
      Beijos, bia

      Excluir
  6. Eu nunca li nada dele, mas deve ser perfeito. Eu também não curto muito esse detalhismo todo mas sei que esses detalhes foram cruciais para que as adaptações no cinema fossem o sucesso que são hoje =)
    Blog - Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve não, com certeza é! Concordo plenamente e não é a toa que os filmes são hiper famosos mesmo com suas três horas de duração! Enfim, leia e me fale o que achar :)
      Obrigada por comentar aqui
      beijos, bia

      Excluir
  7. Nossa, agora você tocou num assunto delicado para mim. Haha.
    Nunca li nada do Tolkien (o que é, para a maioria das pessoas que me conhecem, um susto), mas estou disposta a lê-los ainda esse ano. Quando o fizer, te conto o que achei!

    XOXO,
    @alinne_silva (Blog: http://thewonderlandthings.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que pretende ler esse ano, quando mais breve melhor! Você não se arrepender, mesmo com alguns desses contras, não se compara aos prós!
      Quero saber o que achar quando ler, me conte mesmo, vou cobrar haha.
      Obrigada por comentar flor, vale muito para mim!
      beijos, bia

      Excluir
  8. Oi Bea, tudo bem amore?

    Amei seu blog, já segui e desejo todo sucesso do mundo ♥
    Eu gosto muito de Tolkien, só li O Hobbit então não tenho muito o que concordar/discordar das suas colocações hihi Ele é mesmo bem detalhista, você tem que dispor de uma paciência danada!!!! Mas vale muito a pena. O final sempre compensa com ele.

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo ótimo e contigo?
      Obrigada pelos elogios, e te vi ali no cantinho, obrigada de novo :)
      Então, detalhes é realmente um caso a parte, mas como você disse o final compensa e muito haha.
      Beijos e obrigada por comentar
      bia

      Excluir
  9. Até hoje eu só assisti aos filmes (trilogia Senhor dos Anéis, O Hobbit e tal).
    Gosto muito mesmo dos filmes e já pensei em ler os livros também, mas não só não tenho nenhuma (e não devem ser baratos), como também me assusta um pouco esses livros gigantescos que não vai falar nem um pouquinho que seja de romance.
    Mas eu leria sim os livros, quando estivesse de férias da faculdade e sozinha no meu quarto, sem ninguém incomodar, que é pra eu me perder de verdade na história.

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes são incríveis e muito fies aos livros! Eu também adoro e recomendo os livros mesmo sem romance e mesmo com muita gente para ler, porque Tolkien não se despensa, haha. Enfim, leia que vale a pena :)
      Obrigada por comentar
      Beijos, bia

      Excluir
  10. Desculpa, mas nao existe contras em Tolkien hahha

    xxo,
    Raissa Galvão.
    http://www.rayneon.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, acho que vendo de modo geral você tem razão!
      Beijos, bia :)

      Excluir
  11. Infelizmente nunca li os livros dele, mas já ouvi falar, eu também
    não gosto quando o escritor detalha muito a cena!
    Beijos, adorei!!

    http://www.mybrandteen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente mesmo! Leia, vale muito a pena, mesmo com tantos detalhes! Na verdade, eu também não curto muitos detalhes, mas no caso de Tolkien não tem como reclamar, só falei mesmo nas partes das guerras e tals, mas o resto em si é perfeição.
      Obrigada pelo elogio e pleo comentário,
      beijos bia

      Excluir