sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Especial: Livro + Filme "A menina que roubava livros"

A Menina que Roubava Livros
Livro: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak 
Editora: Intrínseca




Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.

"Ela era a roubadora de livros que não tinha palavras.
Mas, acredite, as palavras estavam a caminho e, quando chegassem, Liesel as seguraria nas mãos feito nuvens, e as torceria feito chuva."


A conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. 

Minha Opinião: Essa história de Liesel é dolorosamente linda, e têm muitos fatores para esse se tornar um dos meus livros preferidos. A narradora em si, é muito encantadora mesmo sendo quem é, distorcendo todas as imagens e hipóteses de como é a Morte. Sem contar que todos os personagens da trama são muito bem escritos e pensados, feitos para você amar eles com todas as suas forças. E o fato da protagonista ser uma admiradora de livros já contribui para eu me identificar com ela.
Todos os acontecimentos, cada palavra imprensa nesse livro são tão perfeitos que chega á ser assustador. Em nenhum momento da minha leitura fiquei cansada ou entediada, porque sempre tem coisas acontecendo, ou com Rudy (meu, meu, meu!), ou com Liesel, ou com seus pais ou qualquer outro ser dessa história. Amei tanto esse livro que chego á sentir saudades, e recomendo pra todo mundo!

Título Original: The book thielf 
Elenco: Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Ben Schnetzer, Nico Liersch
Diretor: Brian Percival
Gênero: Romance, ficção histórica e juvenil.

Minha Opinião: Assim como o livro, eu amei o filme e cada detalhe nele. Todos os atores e atrizes se encaixaram perfeitamente tanto no personagem como na minha imagem dele. Claro que eles tiveram que encurtar o filme deixando alguns fatos de lado, mas diferente de muitos outros, eu acho que o filme É diferente do livro. E não tem como ter um filme baseando em um tal livro sendo que vai ser completamente idêntico á esse. Primeiro porque os diretores têm que pensar em todo o público, não somente os fãs. E porque tem livros que são grossos e entupidos de cenas, que ao ver profissional, são desnecessárias.



Enfim, a Liesel no filme é um pouco mais quieta, já que no livro ela é muito mais parecida com a mãe adotiva, que se estressa facilmente e tudo o mais. Os pais adotivos foram muito bem interpretados, já que o carisma de Hans e toda a audácia de Rosa são retratados lá. O Rudy, não preciso nem falar, que foi mais perfeito do que eu imaginava. Só de lembrar dele falando: "Que tal um beijo, saumensch?" já me derreto toda.  E o Max, tanto no livro quanto no filme é muito dócil e inspirador, cada palavra que ele diz emociona, e suas atitudes também são lindas, amo muito esse personagem.



No filme também, você que leu o livro, percebe que muitas partes "violentas" não foram colocadas, já que Liesel apanhava como também aprontava muitas e muitas vezes. E no papel, como eles estão na Alemanha, há influencia da lingua, mas nada que a simpática narradora não explique. Talvez essa seja minha única ressalva, que no filme eles não deixaram claro o que eram essas palavras, mesmo que poucas vezes faladas. Mas, mesmo com tudo isso, ficou perfeito. A paisagem, os atores, as falas, e tudo tudo ficou muito realista e incrível. Me apaixonei tanto pelo filme que pretendo comprar o DVD assim que der, haha.


Enfim moços, me desculpem pelo especial enorme, mas eu me empolgo tanto com essa história que nunca consigo para de escrever, mas não deixem de comentar o que vocês acharam ou do livro ou do filme ou de ambos. 
xoxo, babi.

14 comentários:

  1. Até hoje nem li o livro, peguei pra ler num momento ruim e não tive paciência, tenho que me esforçar pra tentar de novo. Quero ver o filme só depois de ler.

    =D

    Respondi seu comentário lá no blog, tá?

    As Coisas que eu quero lhe Falar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que dá outra chance, num momento bem tranquilo, que ai dá certo. Porque do jeito que o livro é fofo, qualquer um se encanta. E o filme é incrível, você não vai se arrepender. Vou dar uma olhadinha lá ta bom?
      xoxo, babi

      Excluir
  2. Só de pensar nessa estória linda de morrer da vontade de chorar! A menina que roubava livros é um dos meus livros favoritos e o filme tá muito lindo! ótima resenha dos dois!!
    Beijinhos <3
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, o livro e o filme são os meus preferidos com certeza! E obrigada pelo elogio, flor.
      beijos, babi

      Excluir
  3. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi o filme algumas semanas atrás e me apaixonei!
    A estória é cheia de emoção, me fez rir e chorar de maneira muito súbita!
    Eu gosto de enredos que tratam da 2ª guerra, e esse filme entrou pra minha lista de 5 estrelas!
    Eu me apaixonei completamente pelo Rudy, e no final eu quase desidratei! T-T
    Beijos, seguido!

    http://subita--mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem quer ler, com toda certeza, pega emprestado ou coisa assim, mas deixar de ler é castigo! E concordo com você Lara, o filme é a definição de perfeição, e eu também me apaixono por filmes que falam da segunda guerra. Que bom que você gostou muito, mas vou avisando que Rudy é meu hein? Por favor, mantenha distância haha.
      Eu sou muito dificil de chorar, mas ainda assim caiu umas lágrimas sim haha. E obrigada por seguir flor, adorei o comentário.

      xoxo, babi

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Comecei a ler o livro mas não consigo terminar *-* a leitura não flui, sabe? E também não estou com muita vontade de lê-lo, então acho que vou enrolar um pouco mais...rsrs'
    Vou deixar para ver o filme quando já tiver lido o livro...^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, já vi muita gente falando isso, que não conseguiu terminar o livro e que achou chato. Isso é relativo, e acho que se a leitura não flui, tenta se animar, vê fotos e resenha do filme e tals, ou então deixa de lado pra ler depois. Ah, e você não vai se arrepender do filme, é liiiindo! :)

      xoxo, babi

      Excluir
  5. To querendo assistir o filme, mas quero ler o livro primeiro. Amei o post.
    http://meuviciodiario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme e o livro são incríveis, e não importa a ordem valem muito a pena :)
      Obrigada pelo comentário flor.

      xoxo, babi

      Excluir
  6. Eu estou muuuuuito doida para ler o livro e assistir ao filme.
    Meu amigos já leram e dizem que o livro é brilhante e só tenho lido críticas positivas sobre a adaptação.

    Espero conferir o mais breve possível.

    Beijão
    http://bbedroom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi S.
      Acho que todo mundo tem que ler esse livro, porque é perfeito! E o filme é incrível também, ficou muito parecido, mas sem ser uma cópia sem graça, sabe? Enfim, corre lá no cinema, que ainda tá passando. Esses dias ainda vou rever, porque eu quero ver de novo meu Rudy <3

      Obrigada pelo comentário flor, beijão

      Excluir
  7. Oi, Beatriz!

    Adorei o post comparativo, muito bom.
    Gostaria de ver esse lado mais audacioso de Liesel. Ansiosa pra ler o livro. =D
    E o Rudy é muito amor, né? ♥ Como eu chorei de me acabar naquele final dele...
    Assim como você, concordo que um filme nunca consiga ser 100% fiel, afinal de contas, são mídias diferentes. O importante é fazer a melhor adaptação de acordo com as possibilidades. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é babi aqui haha. Mas é normal confudir, já que só boto o nome no fim do post... Mas, fico feliz que você tenha gostado do Especial, curti muito fazer.
      E a Liesel no livro é mais irritadinha mesmo, mas não deixa de ser linda e tudo o mais! O Rudy é um encanto sim, só meu tá? Mas eu não chorei na parte dele não, sou muito insensível com essas coisas haha.
      Também acho que o melhor a se fazer é procurar tornar a adaptação mais parecida o possível, mas não deixando de ser um filme, com dramas e clichês hahah.

      Muito obrigada pelo comentário, adorei ver ele aqui :).
      Beijãaao, babi

      Excluir